terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A Reabilitação do edificado – o Papel da Alavancagem Financeira ou “Jaime Lerner” no Porto ?




Entende-se por alavancagem, neste contexto, a multiplicação dos efeitos de um mesmo valor de investimento, se utilizado outro processo para o concretizar. 

Ajudar as pessoas pode e é rentável.  

E é preferível a alocação de recursos para sistemas multiplicadores, do que ver o efeito da filantropia esgotado num primeiro nível, o imediato da aplicação. 

Por exemplo, admita-se que existem 500 mil euros para obras de recuperação de edificado. Se o custo por habitação for 50 mil euros, conseguimos reabilitar 10 edifícios? Certo. 

O Sr. Vereador da Habitação é um apreciador da obra de Jaime Lerner em Curitiba. :) 

Então, resolve adquirir 25 sistemas de micro-geração, com o custo de 20 mil euros/cada. Sabia que cada um desses sistemas permite um rendimento mensal de 250 euros, ou por venda de energia e/ou poupanças mensais em despesas de energia. 

Cada um desses 250 euros de rendimento adicional permite suportar um financiamento de 50 mil euros, a 30 anos, à taxa de 4,5%. O necessário para recuperar cada habitação. 

Em vez de 10 casas, recuperamos 25. 

Isto é alavancagem. Milagre da multiplicação. por 2,5. Afinal tínhamos 500 mil x 2,5 . 

Daí o defender os sistemas de multiplicação e alavancagem de rendimentos como meio de multiplicação dos fundos. Em tudo e posso dar muitos exemplos.
 
Vou dando.

Sem comentários:

Enviar um comentário